quarta-feira, 20 de junho de 2012

"SOLITUDES"


Senhor, meu Deus! não move minha pena
Vós o sabeis, o impulso da vaidade.
A glória deste mundo é bem pequena
E não nasci para a imortalidade.
Mas não sei por que nada me dissuade
E, antes, tudo em meu sangue me condena
A dar forma, expressão, plasticidade,
Estilo a tudo quanto é dor terrena.
É meu tormento. Chamam-lhe poesia,
Arte do verso. Chamo-lhe o madeiro,
A Cruz da minha noite e do meu dia.
- Cruz em que verto o sangue verdadeiro
E em que minh’alma em transes agoniza
E o coração se crucifica inteiro...
(p. 13.)

Textos Escolhidos

DE SOLITUDES (1918)
Homenagem ao primeiro imortal de Araruna-PB, o grade Antônio Joaquim Pereira da Silva ou simplesmente (PEREIRA DA SILVA).
Texto retirado do site da Academia Brasileira de Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário