domingo, 25 de março de 2012

ATIVIDADE PARA O 9º ANO


Atividade proposta para os alunos do 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Luzia Simões Bartollini.

Caríssimos, conforme ficou combinado na sala, estou deixando o texto e o exercício aqui no blog, espero que todos peguem e façam a atividade, pois está valendo nota, só lembrando que, o texto abaixo, não é preciso me entregar basta copiar ou imprimir e colar no caderno, já as questões, são para ser entregue a mim até o dia 06 de abril de 2012, abraços a todos e até logo.

Texto:De matéria e energia à misturas homogêneas e heterogêneas

O filósofo grego Empédocles de Agrigeno afirmou que todos os materiais eram constituídos de quatro elementos básicos – a terra, água, ar e o fogo, combinados em diferentes porções. Firmando assim que matéria é todo material de um ambiente que ocupa lugar no espaço, assim os vegetais, o solo, a água, o ar e as rochas presentes no ambiente da fotografia são exemplos de matéria.
Cada um dos diferentes átomos que compõem a matéria são chamados elementos químicos. Como exemplo, podemos citar o hidrogênio [H] e o oxigênio [O]. A combinação desses dois elementos químicos pode dar origem a um tipo de matéria muito comum em nosso cotidiano, ou seja a água.
O átomo é a menor partícula da matéria que apresenta as propriedades específicas de um elemento químico.
Os estados físicos da matéria, na natureza podemos encontrar a matéria em diferentes estados físicos os principais são os estados físicos, sólido e gasoso.
O estado sólido, o livro que você usa para ler e a cadeira que você usa para sentar-se são exemplos de corpos no estado sólido, um corpo no estado sólido caracteriza-se por possuir forma e volume definidos, nesse estado da matéria, os átomos encontram-se muito próximos entre si.
O estado líquido, as moléculas e substâncias encontra-se mais afastadas umas das outras se comparadas às moléculas das substâncias no estado sólido. Esse fator resulta em maior liberdade para as moléculas se deslocarem.
O estado gasoso, a matéria não tem forma definida e, quando colocada em qualquer recipiente, adquire sua forma, com tendência a ocupar todo seu volume. Se inserimos um gás em um balão, por exemplo, ele poderá ocupar todo o volume do balão adquirindo sua forma . Isso ocorre porque as moléculas que compõem os gases se chocam entre si e com as paredes do balão que os contém devido ao livre movimento das moléculas em todas as direções.

Misturas

O soro caseiro é um liquido utilizado no tratamento de desidratação. Ele pode ser preparado em casa por mio da seguinte receita: Em um copo de água potável, coloca-se duas medidas padrão de açúcar e uma medida padrão de sal de cozinha. Em seguida, mistura-se bem essas substâncias.
Uma mistura caracteriza-se por ser composta por duas ou mais substâncias fisicamente misturadas. Durante o preparo do soro caseiro, por exemplo, podemos perceber que o sal, o açúcar e a água são misturados fisicamente.
É importante ressaltar que uma mistura pode ser formada por diferentes concentrações de substâncias. Dessa forma, algumas propriedades como pontos de fusão e de solidificação, podem se alterar dependendo da quantidade das substâncias adicionadas à mistura. Essa é mais uma característica que difere substância pura de uma mistura.
Misturas heterogêneas são aquelas que apresentam diferentes propriedades e composições químicas, dependendo da porção que for considerada. Elas caracterizam-se pelo fato de, geralmente, conseguimos identificar visualmente as substâncias que as compõem. Por exemplo, se misturarmos água e óleo, eles não conseguem se unirem de forma alguma.
Misturas homogêneas são aquelas que apresentam as mesmas propriedades e composições químicas em todo seu volume. Elas caracterizam-se por não apresentarem uma subdivisão visível, constituindo uma única fase. Esse tipo de mistura é conhecida como solução.
Separação de misturas, as principais separações de misturas mais comuns são: filtração, decantação, levigação, evaporação e destilação.

Exercício

1- Quais são os elementos básicos da matéria?
2- Quando falo da menor partícula da matéria, estou falado do:
a) material
b) átomo
c) matéria
3- Faça um breve comentário sobre os 3 estados físicos da matéria?
4- O que é a mistura homogênea?
5- O que é a mistura heterogênea?
6- Pesquise na internet quatro tipos de misturas heterogêneas e função de cada mistura pesquisada.
7- Pesquise na internet quatro tipos de misturas homogêneas e a função de cada mistura pesquisada.
8- Quais são as principais técnicas de separação de misturas.
9- Dos métodos de separação de misturas citado acima qual é a mais indicada para separar água de areia.
10- pesquise em livros de biologia na biblioteca da escola ou no google na internet como funciona o processo de destilação.

Frase: "Jamais se desespere em meio às mais sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda."
Autor: ( Provérbio Chinês )

Referência Bibliográfica:
LIVRO DIDÁTICO EM USO NA ESCOLA

Favalli, Leonel Delvai
Projeto Radix: ciências, 9º ano/Leonel Delvai Favalli, Karina Alessandra Pessóa, Elizangela Andrade Angelo. São Paulo: Scipione, 2009. (coleção projeto radix)

Frase: http://www.frasesemensagens.net/mensagem/Incentivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário