quarta-feira, 21 de março de 2012

Aula de iniciação de prática laboratorial

Esse momento de iniciação à prática laboratorial tem sido muito especial para todos os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e médio Professora Luzia Simões Bartollini, pois iniciou-se as aulas práticas de laboratório, da disciplina de Ciências Naturais  com o Professor Remo Peixoto Dantas, as primeiras turmas a participar da aula foram: 9º ano B e C da tarde e 8º ano C da tarde, sabendo que todas as turmas irão passar pela prática laboratorial,  onde aprendemos os principais tipos de vidrarias que é utilizado em laboratórios e as partes do microscópio e suas funções.
Fizemos uma experiência utilizando a saliva, secreção do ouvido e secreção das narinas, em grupo os alunos fizeram as lâminas e observaram no microscópio a quantidade de bactérias existentes em cada parte do corpo e deu para observar também algumas células na saliva, a aula foi muito produtiva, para mim, espero que tenha sido produtiva para vocês também alunos que foram hoje ao laboratório.
Conforme tinha anunciado na sala de aula estou deixando as questões para que vocês pesquisem e respondam, abaixo também deixarei as principais vidrarias e seus significados.

Partes do microscópio está na imagem a baixo:

Vidrarias:

Tubo de ensaio: usado para fazer reações em pequenas escalas.

Béquer: Instrumento muito utilizado para administrar reações entre soluções e dissolver substâncias sólidas e aquecer líquidos.

Proveta: equipamento para transferir volumes, e medir volumes.

Pipeta: utensílio para medir e transferir líquidos, o líquido entra por um orifício na extremidade inferior através da sucção.


Balão de fundo redondo: Utilizado em sistemas de refluxo e evaporação a vácuo.


Erlenmeyer: executa as mesmas funções do béquer, só que com uma diferença, seu formato afunilado permite agitação manual sem que haja risco de perda do material agitado. Esta função é essencial em titulações.

Balão Volumétrico: Possui volume definido e é utilizado para o preparo de soluções com quantidades mais precisas.


OBS: Para conhecer melhor cada vidraria dessa você pode copiar o nome de cada uma e colar na página de pesquisa do GOOGLE.


Atividade
Tipos de bactérias:
1- Em uma folha de papel ofício, faça o desenho da imagem que você viu no microscópio óptico de preferência colorida e anote qual foi o tipo de bactéria que você observou,conforme imagem a cima.

2- Qual é a importância do Azul de Metileno para visualização das células e bactérias no microscópio.

3- Cite o que você achou da experiência de ter feito um trabalho tão importante, no laboratório da escola.

Qualquer dúvida entre em contato pelo e-mail: remo@r7.com

Referências:
http://www.brasilescola.com/quimica/vidrarias-laboratorio.html
http://www2.fc.unesp.br/lvq/prexp02.html
http://biologiacelularufg.blogspot.com.br/2011/04/microscopio.html
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/microscopio/aparecimento-do-microscopio.php.

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