segunda-feira, 26 de março de 2012

ATIVIDADE PARA O 7º ANO


Atividade proposta para os alunos do 7º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Luzia Simões Bartollini.

Caríssimos, conforme ficou combinado na sala, estou deixando o texto e o exercício aqui no blog, espero que todos peguem e façam a atividade, pois está valendo nota, só lembrando que, o texto abaixo, não é preciso me entregar basta copiar ou imprimir e colar no caderno, já as questões, são para ser entregue a mim até o dia 06 de abril de 2012, abraços a todos e até logo.

Texto: Das células à vírus.

Conforme já vimos em sala de aula, nosso corpo, após a fecundação surge as células, sabemos também que todo ser vivo existente na terra é composto de células assim como nós, lembramos ainda que a estrutura dos seres vivos pluricelulares pode ser organizada em níveis, alguns dos níveis de organização de um animal é essa: CÉLULA – TECIDO – ÓRGÃO – SISTEMA – ORGANISMO.
Ciclo de vida: Um ser vivo pode passar por várias transformações durante sua vida. Essas transformações constituem seu ciclo de vida.
A duração do ciclo de vida dos seres vivos varia muito de uma espécie para outra. O ciclo de vida de uma mosca doméstica, por exemplo, dura cerca de 25 dias, já o de uma árvore sequoia-gigante pode durar cerca de 3 mil anos.
Em geral, as principais etapas do ciclo de vida de um ser vivo são: nascimento, crescimento, reprodução e morte, só lembrando que hoje em dia se reproduz apenas quem quer, pois os métodos contraceptivos estão aí, nas farmácias, postos de saúde, etc.
Nutrição dos animais: É o processo de obtenção dos nutrientes. Existem dois tipos principais de nutrição: a nutrição autotrófica e a nutrição heterotrófica
  • Nutrição autotrófica: é realizada por seres vivos capazes de produzir seu próprio alimento. Eles são chamados autótrofos. Os vegetais que realizam fotossíntese são exemplos de seres vivos autótrofos.
  • Nutrição heterotrófica: é a realizada por seres vivos que não são capazes de produzir seu próprio alimento e, portanto, necessitam obtê-lo de outros seres vivos. Os seres vivos que possuem nutrição heterotrófica são chamados heterótrofos. É o caso dos animais e dos fungos.
A respiração celular é um dos processos pelo qual as células dos seres vivos quebram as moléculas de nutrientes, liberando energia, gás carbônico e água.
Como surgiu a vida?
O planeta terra possui grande variedade de espécies de seres vivos, que incluem animais, vegetais, fungos e micro-organismos. A terra possui condições favoráveis à vida, tais como temperatura adequada, existência de água liquida e existência de certos gases.
Classificação dos seres vivos:
O planeta terra possui grande variedade de espécies de seres vivos habitando diferentes ambientes. Esses seres vivos apresentam características próprias, relacionadas ao tamanho, à estrutura de suas células, à estrutura de seu corpo, ao seu metabolismo, às formas de reprodução, às formas de locomoção, entre muitas outras. Esse sistema de classificação é importante por várias razões, entre elas: * permite caracterizar e identificar os seres vivos. * estabelece uma padronização na nomenclatura dos seres vivos e de seus grupos utilizando a classificação científica que é única e válida mundialmente. * permite estabelecer relações evolutivas.
Os reinos dos seres vivos:
Os seres vivos são divididos em cinco reinos, que são os seguintes: Reino das bactérias, protistas, fungos, vegetais e animais. Para facilitar ainda mais o estudo dos seres vivos, os cientistas subdividiram os reinos em grupos menores: filo, classe, ordem, família, gênero e espécie.
A descoberta da existência do vírus
O cientista Russo Dmitri Losifovich Ivanovsky realizou, no final do século XIX, estudos sobre uma doença muito comum nas folhas de tabaco, conhecida como “doença do mosaico”. Durante seus estudos sobre a doença ele descobre que o vírus é menor que as bactérias e fungos, por isso ele nomeou a descoberta pelo nome de vírus que no latim significa “veneno”. Apesar da descoberta da existência dos vírus, eles só puderam ser observados no final da década de 1930, com o desenvolvimento do microscópio eletrônico.
As características dos vírus
Os vírus são formados basicamente por uma cápsula de proteínas que armazena material genético em seu interior. Esse material armazena as informações necessárias para reprodução do vírus.
Algumas doenças causadas por vírus: HEPATITE VIRAL B – POLIOMIELITE – SARAMPO – AIDS – GRIPE, entre outros.

Exercício

1- Célula – tecido – órgãos – sistema – organismo fazem parte dos:

a) níveis de organização dos seres vivos
b) níveis de organização dos seres decadentes
c) níveis de organização dos seres estruturais

2- Cite algumas transformações que ocorreram em seu corpo desde seu nascimento até hoje.
3- Sabemos que existe dois tipos de nutrição, gostaria que vocês citassem quais são esses dois tipos de nutrição.
4- Quais são as principais rasões que permite caracterizar e identificar os seres vivos?
5- Quais são os reinos dos seres vivos?
6- Quais são as subdivisões dos reinos dos seres vivos?
7- Pesquise, em um livro de biologia da biblioteca da escola ou no google na internet, o formato do vírus, após encontrar o formato do vírus desenhe e indique cada parte do mesmo?
8- Qual o nome do cientista que descobriu o vírus?
9- Quais são as características dos vírus?
10- Fora as doenças causadas por vírus que estão citadas no texto, pesquise outros 3 tipos de doenças causadas por vírus e sua forma de transmissão.

Frase: "Jamais se desespere em meio às mais sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda."
Autor: ( Provérbio Chinês )

Referência Bibliográfica:
LIVRO DIDÁTICO EM USO NA ESCOLA

Favalli, Leonel Delvai
Projeto Radix: ciências, 7º ano/Leonel Delvai Favalli, Karina Alessandra Pessóa, Elizangela Andrade Angelo. São Paulo: Scipione, 2009. (coleção projeto radix)

Frase: http://www.frasesemensagens.net/mensagem/Incentivo

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