domingo, 1 de setembro de 2013

Lateralidade Cruzada

 A maioria dos autores acredita que existe no cérebro um hemisfério predominante responsável pela lateralidade do indivíduo - desta maneira, de acordo com a ordem enviada pelo cérebro dominante, teremos o destro ou o canhoto.
   Além da dominância de mão, existe também a do pé, do olho, do ouvido. Quando essas dominâncias não se apresentam do mesmo lado diz-se que o indivíduo tem lateralidade cruzada. Os distúrbio psicomotores são evidentes e resultam em deformação do esquema corporal. 
   São algumas as formas mais comuns desse distúrbio:
mão direita dominante X olho esquerdo dominante
mão direita dominante X pé esquerdo dominante e o inverso.
   Geralmente essas crianças apresentam:
   Alto índice de fadiga, quedas freqüentes, coordenação pobre, problemas de linguagem, atenção instável.
   Em termos de aprendizagem, a criança com lateralidade indefinida refere-se ao tipo de grafia, resultando dificuldade de orientação espacial e postura inadequadas para escrita, ou seja as duas últimas irão interferir diretamente no processo gráfico da escrita. Conhecimento Direita e esquerda - conceito de grande importância para processo de alfabetização. Está ligado diretamente ao conceito de imagem corporal e lateralidade, permitindo que a criança diferencie ao lado esquerdo e o lado direito, não somente em si, mas também no outro e nos objetos. Sendo assim, ao iniciar o processo de aprendizagem da leitura e da escrita, sem compreensão de conceito de lateralidade, pode implicar em confusões espacial, levando a criança a dificuldade de discriminar letras que se diferem quando à sua posição espacial, por exemplo. b-d, p-q. Observa-se que a outra dificuldade apresenta é aparecimento de escrita ESPELHADA.
   Portanto, a importância de perceber essas alterações o mais rápido possível e encaminhar essa criança a um psicopedagogo, para através de testes e jogos psicopedagógicos corrigir ou amenizar os efeitos da lateralidade cruzada.

Fonte de pesquisa: http://euzilanemiranda.blogspot.com.br/2011/04/lateralidade-cruzada.html acesso em 01 de Setembro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário