sábado, 28 de setembro de 2013

E você, também é escravo da tecnologia?


            Nos últimos tempos, vem ocorrendo uma grande mudança em todos os países que se consideram globalizada. Globalizados ou não, todos dependemos da internet, seja em uma simples ida ao supermercado, ou até mesmo para fazer transações bancárias, tudo hoje em dia gira em torno do uso da internet, como é citado na música dos Nonatos o planeta movido à internet é escravo da tecnologia, isso é fato cada dia que passa mais e mais estamos presos a esse invento tão revolucionário que é a internet.
            Antigamente, íamos a um supermercado e ficávamos tempos e tempos esperando que o caixa fizesse os cálculos da feira em suas antigas máquinas registradora, hoje em dia não, existe o código de barras e os leitores a lazer que fazem tudo rápido e eficaz, soma, divide, multiplica e ainda diz quanto vamos receber de troco, pense em uma máquina inteligente! Mas o uso da tecnologia e da internet não fica restrita apenas aos supermercados, padarias, lojas, bancos, papelarias, até mesmo na feira livre, veja só o que a evolução do ser humano faz através da globalização, torna cada dia mais fácil e rápido o acesso à informação.
            Não somos apenas escravos das novas tecnologias em locais de muita utilidade como foi citado acima, o nosso dia a dia gira em torno da internet e dos serviços oferecidos por ela, por exemplo, em um passado não tão distante para podermos nos comunicar com outras pessoas tínhamos a necessidade de pegar um papel escrever uma carta ou bilhete e ir até o correio para enviar essa carta para outra pessoa que morasse distante de sua casa, hoje tudo se modificou, basta única e exclusivamente você sentar em frete ao seu PC, notebook, net book, etc. escrever, desenhar, pintar, inserir imagens, vídeos e em apenas um click do mouse enviar essa carta ou bilhete eletrônico, há, não é mais carta ou bilhete, isso é brega, é mensagem e/ou e-mail, temos que estar no uso dos termos modernos e tecnológicos para não sermos excluídos do mundo globalizado.
            Há uns dez anos atrás para você fazer amigos bastava ir à praça de sua cidade, ao shopping, praia e na rua, para você conhecer alguém de fora de sua cidade só se você viajasse, mas isso custava caro, sendo assim, muita gente nascia, crescia se desenvolvia e morria com pequenos grupos de amigos e geralmente da mesma cidade, hoje o negócio é muito diferente, existe a INTERNET, nessa tal de internet podemos conhecer o mundo inteiro sem sair da cadeira da sala, assim você queira tenha vontade e tempo, através das redes sociais você pode ter amigos chineses, Alemães, Húngaro, até mesmo em OYMYAKON na Rússia que é o lugar mais frio habitado no mundo, imagina só com seu vizinho de bairro ou de cidade. Mas e o que são essas tais redes sociais? São páginas criadas na internet que tem como função a interação entre pessoas das mais diversas etnias e países do mundo.
            As dez principais redes sociais utilizadas hoje em dia no mundo são as seguintes: Facebook, MySpace, Twitter, Flixster, Linkedin, Tagged, Calssmates, My year book, Live journal e Imeem, isso de acordo com o site especializado (Lista10.org), essas redes sociais são responsáveis pela aproximação de diversas pessoas no mundo, pessoas essas que muitas vezes só se conhecem por meio virtual, mas que tem uma relação como se fosse na vida real, conversam, batem papo, trocam figurinhas, fotos, vídeos, etc. essas redes são responsáveis pela maior parte da interação entre pessoas e empresas no mundo, pelo motivo da praticidade e da rapidez com que essas pessoas se comunicam através da rede de internet, mas foi falado da praticidade da internet, mas o que significa o termo internet? E como ela funciona? Bem de acordo com Claudia Sardinha 2011, publicado em seu artigo intitulado o que é internet? Ela responde que, Internet é um termo para designar um conjunto de computadores interligados que transportam informação de um lado pro outro. Isto é, você escreve um endereço de um site no navegador, ele transmite esse pedido por vários computadores até chegar ao local certo (o site solicitado). Aí, o site libera o acesso e, com isso, aparece na nossa tela”.
            Pois bem agora sabemos o que é e como funciona a internet, sabendo disso vamos utilizar muito a “net” como popularmente é chamada, para falar nisso existe alguns viciosinhos que a internet nos bota como, por exemplo, palavras e termos com abreviações, como: VC ao invés de você, PQ ao invés de porque, KSA ao invés de casa, entre outros termos que nos viciam e faz com que erremos muito na escrita do nosso português no dia a dia.

            Mas a internet também tem um papel muito importante para os casais apaixonados, antes tínhamos que batalhar bastante para encontrar a tampa de nossa panela, como popularmente é dito quando encontramos nossos parceiros, hoje é muito mais fácil basta você ter uma conta em alguma das redes sociais que foi citada acima nesse artigo e começar a interagir que você pode encontrar não apenas um, mas milhares de relacionamentos, alguns podem ser sérios e outros podem ser duvidosos, mas antes se qualquer encontro veja muito bem as especificações da pessoa amada, se não você acaba trocando gato por lebre.
             Enfim, aproveite os benefícios que a internet traz, mas com muito cuidado e moderação.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário