segunda-feira, 12 de março de 2012

Governo da Paraíba orienta sobre combate e prevenção ao tabagismo nas escolas

É de grande importância este trabalho nas Escolas Públicas e Particulares de nosso País, pois a cada dia que passa o cigarro está mais próximo de nossos jovem, os dados de fumantes na Paraíba são alarmantes. Leiam a notícia abaixo.


evento_antitabagismo_agevisa_escola_alice_carneiro_foto_kleide_teixeira_15
Segunda-feira, 12 de março de 2012 - 15h52
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), prossegue com a programação alusiva ao Dia  Estadual de Combate ao Tabagismo, a ser lembrado no próximo dia 15. A programação consta de visitas a escolas estaduais e municipais, onde são realizadas várias atividades sobre o tema. Nesta terça-feira (13), às 8h30, será a vez da Escola Cônego Nicodemos Neves, conjunto Funcionários II; à tarde, os técnicos vão para a Escola Municipal Hugo Moura, no 13 de Maio.
Na manhã desta segunda (12), técnicos da secretaria estiveram na escola Estadual Alice Carneiro, no bairro de Miramar; à tarde, as atividades aconteceram na Escola Damásio Barbosa da França, centro de João Pessoa. A abertura das atividades aconteceu na tarde da última sexta-feira (9), na Escola Durmeval Trigueiro Mendes, bairro do Rangel.
Durante as visitas, são realizadas palestras e atividades físicas, além de um aulão relacionado ao combate e à prevenção ao tabagismo. Também é apresentado o vídeo “Homem de Giz”, que aborda os fatores de risco para o câncer – como a má alimentação, o tabagismo, o sedentarismo, o álcool e as drogas.
As atividades nas unidades de ensino serão encerradas na manhã do dia 14, na Escola Governador Antonio Mariz, Funcionários III.
Orientações – A programação alusiva ao Dia Estadual de Combate ao Tabagismo será encerrada no dia 15, com uma mesa redonda sobre o tema “Políticas Públicas para Enfrentamento do Tabagismo”. O evento começa às 8h, no Hotel Igatu, Praia de Cabo Branco.
A chefe do  Núcleo de Doenças e Agravos não Transmissíveis da SES, Gerlane Carvalho, disse que o trabalho, de caráter educativo e preventivo, está sendo feito com estudantes do 8º e 9º ano de três escolas municipais e três estaduais escolhidas pelas secretarias de Educação do Estado e do Município.
Segundo ela, para que essas atividades fossem colocadas em prática nas escolas, os  professores receberam orientações sobre o combate e a prevenção ao tabagismo, repassando essas informações aos alunos. “Durante a programação, estamos desenvolvendo novas atividades e vendo o que foi trabalhado pela escola em relação ao tema”, explicou.
Ainda como parte da programação, a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) distribui kits de tinta para que os professores de artes plásticas e de educação artística desses estabelecimentos de ensino produzam grafitagens. Essas artes são feitas nos espaços internos (muros) das escolas.
Dados – Na Paraíba, há 511.480 fumantes – e 99.720 deles (19,49% do total) estão em João Pessoa, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Em todo o Estado, 2.560 pessoas morrem por ano em decorrência do uso do cigarro. O tabagismo é um dos fatores de risco mais fortes para o aparecimento do câncer no Estado.
Fonte: http://www.paraiba.pb.gov.br/40975/governo-orienta-sobre-combate-e-prevencao-ao-tabagismo-nas-escolas.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário