quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Como prevenir os efeitos da seca no Nordeste?


Cenário da seca na comunidade Passagem, município de Angicos-RN / Foto: Raquel Ribeiro Barbosa, médica veterinária da Emater, unidade regional de Assú

Muito se ouve falar nos efeitos da seca no Nordeste Brasileiro, estamos enfrentando a pior seca dos últimos 20(vinte) anos, e o que é que foi feito para minimizar os efeitos da seca? Posso dizer com a maior propriedade que não foi feito NADA, por quê? Alguém sabe? Não? Pois eu sei! Não foi feito nada porque nossa classe política não está interessada em diminuir os estragos caudados pela falta de água, não é rentável para eles prevenir, uma vez que após a tragédia consumada, fica tudo mais fácil, o dinheiro entra sem precisar fazer licitação, pode gastar a vontade e vira aquele bom e velho OBA OBA.
            Tem cidades do Nordeste brasileiro que já recebeu quantias astronômicas para amenizar o sofrimento da população com a seca, mas pelo contrário o que vemos todos os dias é que as prefeituras não tem NADA, culpa de quem dos antigos prefeitos que roubaram tudo? Ou culpa da própria população que não fiscaliza? Há é verdade! Fiscalizar como, se a maioria da população não está informada de tudo que acontece. Quero dizer, a grande massa da população brasileira ainda é totalmente “ignorante”, muitas vezes a ignorância nem é culpa deles, mas sim, dos mesmos políticos que passam a mão em tudo e não querem que o povo fique bem informado do que se passa em suas cidades.
Pois bem, vamos aos fatos. O fato é que todos os anos todo mundo sabe que o Nordeste, em especial o sertão nordestino, sofre com a falta d’água e também que a região sul do Brasil sofre com as cheias e enchentes. Será que em uma equipe tão grande que o governo Federal tem, ainda não saiu um ser pensante que tivesse uma grande ideia de criar um projeto para transpor a água que sempre fica em excesso na região sul para o Nordeste, há é verdade! Acho que até podem já ter pensando nisso, mas se excelentíssimos senhores políticos da região sul do país não que nem dividir os royalties do petróleo imagine querer trazer a água que sobra lá para o Nordeste.
Fico a imaginar que a maior obra de transposição de água do Brasil foi à transposição de águas do rio São Francisco, isso é Fato. Mas na realidade o que acontece é que a obra está PARADA, isso mesmo, você não entendeu mal, está PARADA, dizem que o dinheiro acabou, mas como assim? Haja vista que alguns estádios da copa já estão orçados seus gastos na casa de alguns BILHÕES DE DÓLARES, será que um campo de futebol é mais importante que a morte dos animais e de pessoas que estão sofrendo com a seca na Paraíba ou com as enchentes em Xerém no Rio de Janeiro, acho que sim! Pois o que se vê são prefeitos e governadores se estapeando por Dinheiro nos congressos da vida para minimizar a seca ali, para cuidar dos locais das enchentes acolá, mas na realidade eles estão mesmo é querendo encher os bolsos, ficarem mais ricos e poderosos e que a população literalmente se LASQUE e que a cada 4 (quatro) anos os elejam novamente para que possam mais e mais pisar quem  realmente merece o divido respeito, ou seja nós a grande massa do país.
Poderia escrever milhares de páginas falando sobre o devido tema, mas ninguém teria SACO para ler tudo, é verdade, pois também o Brasil é o País que mais tem analfabetos funcionais no mundo, em sua grande maioria, digo isso sem medo de errar 60% da população brasileira nunca leu um livro completo no decorrer de toda vida, mas o que os políticos querem é isso mesmo, que mais e mais gente fique sem poder de voz que engulam tudo caladinhos e fiquem sempre na encolha só abra a boca para os aplaudirem e gritarem seus nomes nas campanhas políticas a cada 4 (quatro) anos.
Enfim gostaria de terminar esse breve desabafo, ou melhor, dizendo demonstrando minha opinião sobre os fatos que estão desmoralizando o Brasil lá fora, dizem que no Brasil nada se cria tudo se copia, já que é assim vamos copiar bons exemplos, algumas localidades do Japão foi literalmente devastada pelos efeitos da natureza, mas em menos de um ano e meio tudo foi reconstruído e ficou melhor do que era antes, isso acontece porque os políticos do Japão tem respeito e cuidam bem da coisa pública com seriedade e não com charlatanismo e com roubaria como se é no Brasil, vamos copiar bons exemplos e deixar de ver a coisa pública apenas como forma de enriquecimento ilícito e vamos trabalhar realmente para o povo que é que realmente precisa, ainda existe políticos que realmente querem fazer algo de diferente mas muitas vezes o próprio sistema os sufocam, pois só pensam em sugar aquilo que é nosso, não quero ser herói, mas é fazendo a diferença que alerto toda a população contra esses vampiros que estão no poder em alguns locas do País pensando apenas em sugar nosso esforço, poderia até mesmo estar assistindo TV, mas não estou aqui querendo dar minha contribuição e deixar o alerta para toda população do país.
 #FICA A DICA

Remo Peixoto Dantas
Professor de Ciências Naturais e Biologia.


Fonte da imagem:

Um comentário: