domingo, 25 de março de 2012

ATIVIDADE PARA O 8º ANO


Atividade proposta para os alunos do 8º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Luzia Simões Bartollini.

Caríssimos, conforme ficou combinado na sala, estou deixando o texto e o exercício aqui no blog, espero que todos peguem e façam a atividade, pois está valendo nota, só lembrando que, o texto abaixo, não é preciso me entregar basta copiar ou imprimir e colar no caderno, já as questões, são para ser entregue a mim até o dia 06 de abril de 2012, abraços a todos e até logo.

Texto: Do ser humano às Células tronco

Ser humano no reino dos animais

Cultura e sociedade, a espécie humana possui capacidade de realizar transformações no ambiente em que vive de maneira muito diferente dos outros seres vivos. Isso se deve, entre outros fatores, ao grau de cultura, de capacidade de raciocínio e de comunicação.
A ampla capacidade de raciocínio e de comunicação do ser humano permiti-lhe viver em uma sociedade mais complexa do que a de outros animais.

Características gerais do ser humano

Embora os seres humanos apresentem várias semelhanças com os outros animais, existem algumas características que os diferenciam. Entre elas podemos destacar o andar bípede, a maior habilidade em manipular objetos e um volume cerebral proporcionalmente maior do que outros animais.
O ser humano possui uma postura ereta e caminha sobre dois pés. Essa maneira de caminhar é chamado bipedalismo.

Células
Células é considerada a unidade estrutural básica do organismo, ou seja, é a menor estrutura capaz de realizar as atividades essenciais à vida.
Como unidade funcional , as células desempenham as mais diversas funções no organismo humano. Elas podem ser responsáveis por digerir determinadas substâncias, realizar trocas gasosas, relaxar-se e contrair-se, resultando em movimento, transmitir impulsos nervosos, proteger o organismo, entre outras funções.
A estrutura da célula é composta por: membrana plasmática, citoplasma, mitocôndria, lisossomo, retículo endoplasmático (liso e rugoso), centríolo, complexo de golgi, ribossomo e núcleo, no caso das células vegetais também contém, cloroplastos e parede celular.

Tecidos
No corpo humano, os tecidos são formados por diversas células que apresentam estrutura e funções semelhantes, além das substâncias intercelulares.
Os principais tipos de tecidos:
  • Tecido epitelial
  • Tecido nervoso
  • Tecido conjuntivo: tecido cartilaginoso, tecido ósseo, tecido sanguíneo, tecido adiposo.
  • Tecido muscular: tecido muscular estriado, tecido muscular cardíaco, tecido muscular liso.

Sistemas:
  • Sistema digestório
  • Sistema respiratório
  • Sistema cardiovascular
  • Sistema linfático
  • Sistema urinário
  • Sistema esquelético
  • Sistema muscular
  • Sistema nervoso
  • Sistema endócrino
  • Sistema reprodutor
Célula tronco é promessa para medicina do futuro
Desde que o fisiologista alemão Theodor Schwann lançou, em 1839, as bases da teoria celular, pesquisadores de todo o mundo sentiram-se instigados com a possibilidade de gerar um organismo adulto completo a partir de apenas uma célula.
Todo organismo pluricelular é composto por diferentes tipos de células. Todos os 200 tipos celulares distintos encontrados entre as cerca de 75 trilhões de células existentes.
Pesquisas recentes mostraram que células-tronco apresentam duas características básicas: são indiferenciadas e têm a capacidade de gerar não só novas células-tronco como também grande variedade de células, de diferentes funções.
As células-tronco embrionárias têm a capacidade de se transformar em praticamente qualquer célula do corpo, com exceção da placenta, e são encontradas somente noa embriões. Já as células-tronco adultas, em 1998, a equipe italiana liderada pela bióloga Giuliana Ferrari, a pesquisadora e sua equipe estabeleceram que células-tronco de medula óssea podem dar origem a célula musculares esqueléticas e podem migrar da medula para regiões lesadas no músculo.

Exercício

1- Escreva os nomes das estruturas das células humanas.
2- Pesquise em livros de biologia da biblioteca da escola ou no google pela internet o significado de cada parte da célula.
3- Quais são as partes de uma célula que tem na célula vegetal que não tem na animal?
4- Que tecidos fazem parte do tecido conjuntivo?
5- Quantos e quais são os sistemas do corpo humano?
6- Como é o tipo de andar do ser humano?
7- Quais são os dois tipos de células-tronco tronco existentes?
8- Qual a importância do uso de células-tronco no tratamento de doenças degenerativas, por exemplo a doença de chagas e osteoporose (pesquise em livros ou na internet)
9- Existe quantos tipos de células?
10- Qual é a única célula do corpo que as células-tronco não podem se transformar?

Frase: "Jamais se desespere em meio às mais sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda."
Autor: ( Provérbio Chinês )

Referência Bibliográfica:
LIVRO DIDÁTICO EM USO NA ESCOLA

Favalli, Leonel Delvai
Projeto Radix: ciências, 8º ano/Leonel Delvai Favalli, Karina Alessandra Pessóa, Elizangela Andrade Angelo. São Paulo: Scipione, 2009. (coleção projeto radix)

Frase: http://www.frasesemensagens.net/mensagem/Incentivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário