segunda-feira, 26 de março de 2012

ATIVIDADE PARA O 7º ANO


Atividade proposta para os alunos do 7º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Luzia Simões Bartollini.

Caríssimos, conforme ficou combinado na sala, estou deixando o texto e o exercício aqui no blog, espero que todos peguem e façam a atividade, pois está valendo nota, só lembrando que, o texto abaixo, não é preciso me entregar basta copiar ou imprimir e colar no caderno, já as questões, são para ser entregue a mim até o dia 06 de abril de 2012, abraços a todos e até logo.

Texto: Das células à vírus.

Conforme já vimos em sala de aula, nosso corpo, após a fecundação surge as células, sabemos também que todo ser vivo existente na terra é composto de células assim como nós, lembramos ainda que a estrutura dos seres vivos pluricelulares pode ser organizada em níveis, alguns dos níveis de organização de um animal é essa: CÉLULA – TECIDO – ÓRGÃO – SISTEMA – ORGANISMO.
Ciclo de vida: Um ser vivo pode passar por várias transformações durante sua vida. Essas transformações constituem seu ciclo de vida.
A duração do ciclo de vida dos seres vivos varia muito de uma espécie para outra. O ciclo de vida de uma mosca doméstica, por exemplo, dura cerca de 25 dias, já o de uma árvore sequoia-gigante pode durar cerca de 3 mil anos.
Em geral, as principais etapas do ciclo de vida de um ser vivo são: nascimento, crescimento, reprodução e morte, só lembrando que hoje em dia se reproduz apenas quem quer, pois os métodos contraceptivos estão aí, nas farmácias, postos de saúde, etc.
Nutrição dos animais: É o processo de obtenção dos nutrientes. Existem dois tipos principais de nutrição: a nutrição autotrófica e a nutrição heterotrófica
  • Nutrição autotrófica: é realizada por seres vivos capazes de produzir seu próprio alimento. Eles são chamados autótrofos. Os vegetais que realizam fotossíntese são exemplos de seres vivos autótrofos.
  • Nutrição heterotrófica: é a realizada por seres vivos que não são capazes de produzir seu próprio alimento e, portanto, necessitam obtê-lo de outros seres vivos. Os seres vivos que possuem nutrição heterotrófica são chamados heterótrofos. É o caso dos animais e dos fungos.
A respiração celular é um dos processos pelo qual as células dos seres vivos quebram as moléculas de nutrientes, liberando energia, gás carbônico e água.
Como surgiu a vida?
O planeta terra possui grande variedade de espécies de seres vivos, que incluem animais, vegetais, fungos e micro-organismos. A terra possui condições favoráveis à vida, tais como temperatura adequada, existência de água liquida e existência de certos gases.
Classificação dos seres vivos:
O planeta terra possui grande variedade de espécies de seres vivos habitando diferentes ambientes. Esses seres vivos apresentam características próprias, relacionadas ao tamanho, à estrutura de suas células, à estrutura de seu corpo, ao seu metabolismo, às formas de reprodução, às formas de locomoção, entre muitas outras. Esse sistema de classificação é importante por várias razões, entre elas: * permite caracterizar e identificar os seres vivos. * estabelece uma padronização na nomenclatura dos seres vivos e de seus grupos utilizando a classificação científica que é única e válida mundialmente. * permite estabelecer relações evolutivas.
Os reinos dos seres vivos:
Os seres vivos são divididos em cinco reinos, que são os seguintes: Reino das bactérias, protistas, fungos, vegetais e animais. Para facilitar ainda mais o estudo dos seres vivos, os cientistas subdividiram os reinos em grupos menores: filo, classe, ordem, família, gênero e espécie.
A descoberta da existência do vírus
O cientista Russo Dmitri Losifovich Ivanovsky realizou, no final do século XIX, estudos sobre uma doença muito comum nas folhas de tabaco, conhecida como “doença do mosaico”. Durante seus estudos sobre a doença ele descobre que o vírus é menor que as bactérias e fungos, por isso ele nomeou a descoberta pelo nome de vírus que no latim significa “veneno”. Apesar da descoberta da existência dos vírus, eles só puderam ser observados no final da década de 1930, com o desenvolvimento do microscópio eletrônico.
As características dos vírus
Os vírus são formados basicamente por uma cápsula de proteínas que armazena material genético em seu interior. Esse material armazena as informações necessárias para reprodução do vírus.
Algumas doenças causadas por vírus: HEPATITE VIRAL B – POLIOMIELITE – SARAMPO – AIDS – GRIPE, entre outros.

Exercício

1- Célula – tecido – órgãos – sistema – organismo fazem parte dos:

a) níveis de organização dos seres vivos
b) níveis de organização dos seres decadentes
c) níveis de organização dos seres estruturais

2- Cite algumas transformações que ocorreram em seu corpo desde seu nascimento até hoje.
3- Sabemos que existe dois tipos de nutrição, gostaria que vocês citassem quais são esses dois tipos de nutrição.
4- Quais são as principais rasões que permite caracterizar e identificar os seres vivos?
5- Quais são os reinos dos seres vivos?
6- Quais são as subdivisões dos reinos dos seres vivos?
7- Pesquise, em um livro de biologia da biblioteca da escola ou no google na internet, o formato do vírus, após encontrar o formato do vírus desenhe e indique cada parte do mesmo?
8- Qual o nome do cientista que descobriu o vírus?
9- Quais são as características dos vírus?
10- Fora as doenças causadas por vírus que estão citadas no texto, pesquise outros 3 tipos de doenças causadas por vírus e sua forma de transmissão.

Frase: "Jamais se desespere em meio às mais sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda."
Autor: ( Provérbio Chinês )

Referência Bibliográfica:
LIVRO DIDÁTICO EM USO NA ESCOLA

Favalli, Leonel Delvai
Projeto Radix: ciências, 7º ano/Leonel Delvai Favalli, Karina Alessandra Pessóa, Elizangela Andrade Angelo. São Paulo: Scipione, 2009. (coleção projeto radix)

Frase: http://www.frasesemensagens.net/mensagem/Incentivo

domingo, 25 de março de 2012

ATIVIDADE PARA O 8º ANO


Atividade proposta para os alunos do 8º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Luzia Simões Bartollini.

Caríssimos, conforme ficou combinado na sala, estou deixando o texto e o exercício aqui no blog, espero que todos peguem e façam a atividade, pois está valendo nota, só lembrando que, o texto abaixo, não é preciso me entregar basta copiar ou imprimir e colar no caderno, já as questões, são para ser entregue a mim até o dia 06 de abril de 2012, abraços a todos e até logo.

Texto: Do ser humano às Células tronco

Ser humano no reino dos animais

Cultura e sociedade, a espécie humana possui capacidade de realizar transformações no ambiente em que vive de maneira muito diferente dos outros seres vivos. Isso se deve, entre outros fatores, ao grau de cultura, de capacidade de raciocínio e de comunicação.
A ampla capacidade de raciocínio e de comunicação do ser humano permiti-lhe viver em uma sociedade mais complexa do que a de outros animais.

Características gerais do ser humano

Embora os seres humanos apresentem várias semelhanças com os outros animais, existem algumas características que os diferenciam. Entre elas podemos destacar o andar bípede, a maior habilidade em manipular objetos e um volume cerebral proporcionalmente maior do que outros animais.
O ser humano possui uma postura ereta e caminha sobre dois pés. Essa maneira de caminhar é chamado bipedalismo.

Células
Células é considerada a unidade estrutural básica do organismo, ou seja, é a menor estrutura capaz de realizar as atividades essenciais à vida.
Como unidade funcional , as células desempenham as mais diversas funções no organismo humano. Elas podem ser responsáveis por digerir determinadas substâncias, realizar trocas gasosas, relaxar-se e contrair-se, resultando em movimento, transmitir impulsos nervosos, proteger o organismo, entre outras funções.
A estrutura da célula é composta por: membrana plasmática, citoplasma, mitocôndria, lisossomo, retículo endoplasmático (liso e rugoso), centríolo, complexo de golgi, ribossomo e núcleo, no caso das células vegetais também contém, cloroplastos e parede celular.

Tecidos
No corpo humano, os tecidos são formados por diversas células que apresentam estrutura e funções semelhantes, além das substâncias intercelulares.
Os principais tipos de tecidos:
  • Tecido epitelial
  • Tecido nervoso
  • Tecido conjuntivo: tecido cartilaginoso, tecido ósseo, tecido sanguíneo, tecido adiposo.
  • Tecido muscular: tecido muscular estriado, tecido muscular cardíaco, tecido muscular liso.

Sistemas:
  • Sistema digestório
  • Sistema respiratório
  • Sistema cardiovascular
  • Sistema linfático
  • Sistema urinário
  • Sistema esquelético
  • Sistema muscular
  • Sistema nervoso
  • Sistema endócrino
  • Sistema reprodutor
Célula tronco é promessa para medicina do futuro
Desde que o fisiologista alemão Theodor Schwann lançou, em 1839, as bases da teoria celular, pesquisadores de todo o mundo sentiram-se instigados com a possibilidade de gerar um organismo adulto completo a partir de apenas uma célula.
Todo organismo pluricelular é composto por diferentes tipos de células. Todos os 200 tipos celulares distintos encontrados entre as cerca de 75 trilhões de células existentes.
Pesquisas recentes mostraram que células-tronco apresentam duas características básicas: são indiferenciadas e têm a capacidade de gerar não só novas células-tronco como também grande variedade de células, de diferentes funções.
As células-tronco embrionárias têm a capacidade de se transformar em praticamente qualquer célula do corpo, com exceção da placenta, e são encontradas somente noa embriões. Já as células-tronco adultas, em 1998, a equipe italiana liderada pela bióloga Giuliana Ferrari, a pesquisadora e sua equipe estabeleceram que células-tronco de medula óssea podem dar origem a célula musculares esqueléticas e podem migrar da medula para regiões lesadas no músculo.

Exercício

1- Escreva os nomes das estruturas das células humanas.
2- Pesquise em livros de biologia da biblioteca da escola ou no google pela internet o significado de cada parte da célula.
3- Quais são as partes de uma célula que tem na célula vegetal que não tem na animal?
4- Que tecidos fazem parte do tecido conjuntivo?
5- Quantos e quais são os sistemas do corpo humano?
6- Como é o tipo de andar do ser humano?
7- Quais são os dois tipos de células-tronco tronco existentes?
8- Qual a importância do uso de células-tronco no tratamento de doenças degenerativas, por exemplo a doença de chagas e osteoporose (pesquise em livros ou na internet)
9- Existe quantos tipos de células?
10- Qual é a única célula do corpo que as células-tronco não podem se transformar?

Frase: "Jamais se desespere em meio às mais sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda."
Autor: ( Provérbio Chinês )

Referência Bibliográfica:
LIVRO DIDÁTICO EM USO NA ESCOLA

Favalli, Leonel Delvai
Projeto Radix: ciências, 8º ano/Leonel Delvai Favalli, Karina Alessandra Pessóa, Elizangela Andrade Angelo. São Paulo: Scipione, 2009. (coleção projeto radix)

Frase: http://www.frasesemensagens.net/mensagem/Incentivo

ATIVIDADE PARA O 9º ANO


Atividade proposta para os alunos do 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Luzia Simões Bartollini.

Caríssimos, conforme ficou combinado na sala, estou deixando o texto e o exercício aqui no blog, espero que todos peguem e façam a atividade, pois está valendo nota, só lembrando que, o texto abaixo, não é preciso me entregar basta copiar ou imprimir e colar no caderno, já as questões, são para ser entregue a mim até o dia 06 de abril de 2012, abraços a todos e até logo.

Texto:De matéria e energia à misturas homogêneas e heterogêneas

O filósofo grego Empédocles de Agrigeno afirmou que todos os materiais eram constituídos de quatro elementos básicos – a terra, água, ar e o fogo, combinados em diferentes porções. Firmando assim que matéria é todo material de um ambiente que ocupa lugar no espaço, assim os vegetais, o solo, a água, o ar e as rochas presentes no ambiente da fotografia são exemplos de matéria.
Cada um dos diferentes átomos que compõem a matéria são chamados elementos químicos. Como exemplo, podemos citar o hidrogênio [H] e o oxigênio [O]. A combinação desses dois elementos químicos pode dar origem a um tipo de matéria muito comum em nosso cotidiano, ou seja a água.
O átomo é a menor partícula da matéria que apresenta as propriedades específicas de um elemento químico.
Os estados físicos da matéria, na natureza podemos encontrar a matéria em diferentes estados físicos os principais são os estados físicos, sólido e gasoso.
O estado sólido, o livro que você usa para ler e a cadeira que você usa para sentar-se são exemplos de corpos no estado sólido, um corpo no estado sólido caracteriza-se por possuir forma e volume definidos, nesse estado da matéria, os átomos encontram-se muito próximos entre si.
O estado líquido, as moléculas e substâncias encontra-se mais afastadas umas das outras se comparadas às moléculas das substâncias no estado sólido. Esse fator resulta em maior liberdade para as moléculas se deslocarem.
O estado gasoso, a matéria não tem forma definida e, quando colocada em qualquer recipiente, adquire sua forma, com tendência a ocupar todo seu volume. Se inserimos um gás em um balão, por exemplo, ele poderá ocupar todo o volume do balão adquirindo sua forma . Isso ocorre porque as moléculas que compõem os gases se chocam entre si e com as paredes do balão que os contém devido ao livre movimento das moléculas em todas as direções.

Misturas

O soro caseiro é um liquido utilizado no tratamento de desidratação. Ele pode ser preparado em casa por mio da seguinte receita: Em um copo de água potável, coloca-se duas medidas padrão de açúcar e uma medida padrão de sal de cozinha. Em seguida, mistura-se bem essas substâncias.
Uma mistura caracteriza-se por ser composta por duas ou mais substâncias fisicamente misturadas. Durante o preparo do soro caseiro, por exemplo, podemos perceber que o sal, o açúcar e a água são misturados fisicamente.
É importante ressaltar que uma mistura pode ser formada por diferentes concentrações de substâncias. Dessa forma, algumas propriedades como pontos de fusão e de solidificação, podem se alterar dependendo da quantidade das substâncias adicionadas à mistura. Essa é mais uma característica que difere substância pura de uma mistura.
Misturas heterogêneas são aquelas que apresentam diferentes propriedades e composições químicas, dependendo da porção que for considerada. Elas caracterizam-se pelo fato de, geralmente, conseguimos identificar visualmente as substâncias que as compõem. Por exemplo, se misturarmos água e óleo, eles não conseguem se unirem de forma alguma.
Misturas homogêneas são aquelas que apresentam as mesmas propriedades e composições químicas em todo seu volume. Elas caracterizam-se por não apresentarem uma subdivisão visível, constituindo uma única fase. Esse tipo de mistura é conhecida como solução.
Separação de misturas, as principais separações de misturas mais comuns são: filtração, decantação, levigação, evaporação e destilação.

Exercício

1- Quais são os elementos básicos da matéria?
2- Quando falo da menor partícula da matéria, estou falado do:
a) material
b) átomo
c) matéria
3- Faça um breve comentário sobre os 3 estados físicos da matéria?
4- O que é a mistura homogênea?
5- O que é a mistura heterogênea?
6- Pesquise na internet quatro tipos de misturas heterogêneas e função de cada mistura pesquisada.
7- Pesquise na internet quatro tipos de misturas homogêneas e a função de cada mistura pesquisada.
8- Quais são as principais técnicas de separação de misturas.
9- Dos métodos de separação de misturas citado acima qual é a mais indicada para separar água de areia.
10- pesquise em livros de biologia na biblioteca da escola ou no google na internet como funciona o processo de destilação.

Frase: "Jamais se desespere em meio às mais sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda."
Autor: ( Provérbio Chinês )

Referência Bibliográfica:
LIVRO DIDÁTICO EM USO NA ESCOLA

Favalli, Leonel Delvai
Projeto Radix: ciências, 9º ano/Leonel Delvai Favalli, Karina Alessandra Pessóa, Elizangela Andrade Angelo. São Paulo: Scipione, 2009. (coleção projeto radix)

Frase: http://www.frasesemensagens.net/mensagem/Incentivo

quarta-feira, 21 de março de 2012

Aula de iniciação de prática laboratorial

Esse momento de iniciação à prática laboratorial tem sido muito especial para todos os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e médio Professora Luzia Simões Bartollini, pois iniciou-se as aulas práticas de laboratório, da disciplina de Ciências Naturais  com o Professor Remo Peixoto Dantas, as primeiras turmas a participar da aula foram: 9º ano B e C da tarde e 8º ano C da tarde, sabendo que todas as turmas irão passar pela prática laboratorial,  onde aprendemos os principais tipos de vidrarias que é utilizado em laboratórios e as partes do microscópio e suas funções.
Fizemos uma experiência utilizando a saliva, secreção do ouvido e secreção das narinas, em grupo os alunos fizeram as lâminas e observaram no microscópio a quantidade de bactérias existentes em cada parte do corpo e deu para observar também algumas células na saliva, a aula foi muito produtiva, para mim, espero que tenha sido produtiva para vocês também alunos que foram hoje ao laboratório.
Conforme tinha anunciado na sala de aula estou deixando as questões para que vocês pesquisem e respondam, abaixo também deixarei as principais vidrarias e seus significados.

Partes do microscópio está na imagem a baixo:

Vidrarias:

Tubo de ensaio: usado para fazer reações em pequenas escalas.

Béquer: Instrumento muito utilizado para administrar reações entre soluções e dissolver substâncias sólidas e aquecer líquidos.

Proveta: equipamento para transferir volumes, e medir volumes.

Pipeta: utensílio para medir e transferir líquidos, o líquido entra por um orifício na extremidade inferior através da sucção.


Balão de fundo redondo: Utilizado em sistemas de refluxo e evaporação a vácuo.


Erlenmeyer: executa as mesmas funções do béquer, só que com uma diferença, seu formato afunilado permite agitação manual sem que haja risco de perda do material agitado. Esta função é essencial em titulações.

Balão Volumétrico: Possui volume definido e é utilizado para o preparo de soluções com quantidades mais precisas.


OBS: Para conhecer melhor cada vidraria dessa você pode copiar o nome de cada uma e colar na página de pesquisa do GOOGLE.


Atividade
Tipos de bactérias:
1- Em uma folha de papel ofício, faça o desenho da imagem que você viu no microscópio óptico de preferência colorida e anote qual foi o tipo de bactéria que você observou,conforme imagem a cima.

2- Qual é a importância do Azul de Metileno para visualização das células e bactérias no microscópio.

3- Cite o que você achou da experiência de ter feito um trabalho tão importante, no laboratório da escola.

Qualquer dúvida entre em contato pelo e-mail: remo@r7.com

Referências:
http://www.brasilescola.com/quimica/vidrarias-laboratorio.html
http://www2.fc.unesp.br/lvq/prexp02.html
http://biologiacelularufg.blogspot.com.br/2011/04/microscopio.html
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/microscopio/aparecimento-do-microscopio.php.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Funesc oferece bolsas para alunos da rede pública em oficina circense


À meus alunos e leitores que interessarem , tem os contatos abaixo.
Segunda-feira, 12 de março de 2012 - 13h35
A Fundação Espaço Cultural da Paraíba está oferecendo bolsas de gratuidade para estudantes da rede pública de ensino participar da oficina “Evoluções Aéreas”, que será oferecida pela Trupe Arlequin de Circo Teatro, no Teatro de Arena. Em sua terceira edição, a oficina é inspirada nos espetáculos circenses. As aulas são ministradas aos sábados, às 9h, e segunda-feira, às 19h.
Para alunos da rede pública estão sendo oferecidas 16 bolsas (oito em cada turma). As inscrições estão sendo feitas no Teatro de Arena da Funesc. No ato da matrícula é necessária a apresentação da declaração comprobatória da escola pública do aluno.
Os demais interessados devem preencher uma ficha de inscrição que se encontra no site arlequin.producao@gmail.com e efetuar a matrícula pelo e-mailarlequin.producao@hotmail.com. As mensalidades custam R$ 60 (para dois dias de aula por semana) e R$ 40 (um dia por semana).
O objetivo das aulas é aprimorar a resistência corporal e o condicionamento físico buscando a superação de limites através da concentração e de exercícios e dinâmicas. Para tanto, são utilizadas as técnicas de aéreos em tecido, trapézio e lira.
O conteúdo das aulas compreende exercícios de alongamento, aquecimento, condicionamento físico, técnicas circenses e performances.
A oficina tem duração de três meses, começando no dia 17 de março e encerramento previsto para 17 de junho. O curso será ministrado em dois módulos, sendo o primeiro dedicado à capacitação e o segundo, apresentação artística. O resultado final do treinamento será apresentado em uma performance realizada pelos alunos.
Serviço:
Curso de Evoluções Aéreas (arte circense)
Ministrantes: Integrantes da Trupe Arlequin
Público alvo: Jovens e adultos a partir de 12 anos que sejam iniciados ou não nas técnicas aéreas e de solo
Período: 17 de Março a 17 de Junho (3 meses)
Carga Horária: 4h semanais
Turmas: Segundas-Feiras às 19h / Sábados às 9h
Preço: R$ 60 (duas aulas por semana) e R$ 40 (uma aula semanal) Estudantes da rede pública de ensino tem direito a oito bolsas gratuitas por turma.
Informações e inscrições: Trupe Arlequin de Circo Teatro (83) 8730-8183 / 8763-9965 / 9977-5838/ arlequin.producao@hotmail.com
Inscrições para bolsistas: Teatro de Arena (3211-6220)

Governo da Paraíba orienta sobre combate e prevenção ao tabagismo nas escolas

É de grande importância este trabalho nas Escolas Públicas e Particulares de nosso País, pois a cada dia que passa o cigarro está mais próximo de nossos jovem, os dados de fumantes na Paraíba são alarmantes. Leiam a notícia abaixo.


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Segunda-feira, 12 de março de 2012 - 15h52
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), prossegue com a programação alusiva ao Dia  Estadual de Combate ao Tabagismo, a ser lembrado no próximo dia 15. A programação consta de visitas a escolas estaduais e municipais, onde são realizadas várias atividades sobre o tema. Nesta terça-feira (13), às 8h30, será a vez da Escola Cônego Nicodemos Neves, conjunto Funcionários II; à tarde, os técnicos vão para a Escola Municipal Hugo Moura, no 13 de Maio.
Na manhã desta segunda (12), técnicos da secretaria estiveram na escola Estadual Alice Carneiro, no bairro de Miramar; à tarde, as atividades aconteceram na Escola Damásio Barbosa da França, centro de João Pessoa. A abertura das atividades aconteceu na tarde da última sexta-feira (9), na Escola Durmeval Trigueiro Mendes, bairro do Rangel.
Durante as visitas, são realizadas palestras e atividades físicas, além de um aulão relacionado ao combate e à prevenção ao tabagismo. Também é apresentado o vídeo “Homem de Giz”, que aborda os fatores de risco para o câncer – como a má alimentação, o tabagismo, o sedentarismo, o álcool e as drogas.
As atividades nas unidades de ensino serão encerradas na manhã do dia 14, na Escola Governador Antonio Mariz, Funcionários III.
Orientações – A programação alusiva ao Dia Estadual de Combate ao Tabagismo será encerrada no dia 15, com uma mesa redonda sobre o tema “Políticas Públicas para Enfrentamento do Tabagismo”. O evento começa às 8h, no Hotel Igatu, Praia de Cabo Branco.
A chefe do  Núcleo de Doenças e Agravos não Transmissíveis da SES, Gerlane Carvalho, disse que o trabalho, de caráter educativo e preventivo, está sendo feito com estudantes do 8º e 9º ano de três escolas municipais e três estaduais escolhidas pelas secretarias de Educação do Estado e do Município.
Segundo ela, para que essas atividades fossem colocadas em prática nas escolas, os  professores receberam orientações sobre o combate e a prevenção ao tabagismo, repassando essas informações aos alunos. “Durante a programação, estamos desenvolvendo novas atividades e vendo o que foi trabalhado pela escola em relação ao tema”, explicou.
Ainda como parte da programação, a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) distribui kits de tinta para que os professores de artes plásticas e de educação artística desses estabelecimentos de ensino produzam grafitagens. Essas artes são feitas nos espaços internos (muros) das escolas.
Dados – Na Paraíba, há 511.480 fumantes – e 99.720 deles (19,49% do total) estão em João Pessoa, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Em todo o Estado, 2.560 pessoas morrem por ano em decorrência do uso do cigarro. O tabagismo é um dos fatores de risco mais fortes para o aparecimento do câncer no Estado.
Fonte: http://www.paraiba.pb.gov.br/40975/governo-orienta-sobre-combate-e-prevencao-ao-tabagismo-nas-escolas.html